quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Super Sentai - parte I

Lembra daqueles seriados japoneses com heróis coloridos  usando roupas de mergulhador e capacete de motoqueiros? No Japão eles tem um nome: Super Sentai. O termo japonês sentai, de origem militar, significa "esquadrão" e, em japonês, sua escrita é composta por dois ideogramas: 戦 "sen" (guerra) e 隊 "tai" (grupo). O criador da franquia foi o quadrinista  Shôtarô Ishinomori (criador do Kamen Rider, Machine Man, Patrine entre outros). Para muita gente a história dos Super Sentai começou com  Changeman e tudo que veio depois foi cópia. Para outros nada existe além de Power Rangers.  A história é bem mais antiga...






                                                             Goranger (1975)

A primeira do gênero. Se tornou um sucesso imediato tendo 86 episódios.






Battle Fever J (1979)

Esta foi a primeira série a ter um robô gigante:

Esquadrão Eletrônico Denjiman (1980)


Sun Vulcan (1981)



Google V (1982)
 Este foi exibido no Brasil originalmente na TV Bandeirantes pelos idos de 1990. Muitos achavam que era uma cópia mal feita de Changeman.



Dynaman (1983)





Bioman (1984)






Esquadrão Relâmpago Changeman (1985)

Primeiro do gênero exibido no Brasil na extinta TV Manchete. Se tornou ao lado de Jaspion, um sucesso estrondoso e a maior audiência da emissora naqueles tempos. Abril nosso mercado para um infinidade de séries do gênero. 

Comando Estelar Flashman (1986)


Foi a primeira a presentar mais de um robô gigante por equipe.



 Maskman (1987)






 Liveman (1988)







Turboranger (1989)




Esquadrão Terrestre Fiveman (1990)



Até hoje as séries são produzidas no Japão, mas por um contrato com a produtora norte americana Saban desde 1993 os seriados são adaptados para a série americana Power Rangers onde preservam as cenas originais de luta feitas no Japão e trocam os atores japoneses por estadunidenses. Em breve mais Super Sentais.




Um comentário:

  1. É caro Carlos, mas nos anos 60 outro herói japônes fazia a cabeça das crianças e tudo preto e branco ainda..National Kid.

    ResponderExcluir

Aos mestres com carinho

Aos mestres com carinho

Seguidores